IPVA DF – Calendário de Pagamentos

O Detran DF – Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal, é responsável pelas questões de trânsito do estado! Para as cobranças, é importante estar atento ao calendário de pagamentos do IPVA DF para não acabar com prejuízo pagando juros e multas!

De acordo com o site Ipva.inf.br, o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos) é cobrado todo início de ano no território nacional, como cada estado possui seu próprio órgão, o valor do imposto pode variar! Uma curiosidade é que os estados que possuem o IPVA mais caro são São Paulo e Rio de Janeiro.

Sendo uma cobrança obrigatória, é de extrema importância ficar de olho na data de vencimento e no calendário de pagamentos! Se você atrasar o pagamento estará sujeito a multas e juros e o não pagamento poderá até levar a apreensão do veículo!

Onde faço a consulta do IPVA DF?

A consulta do IPVA DF pode ser feita no site do Detran DF em apenas alguns passos! 

Uma outra facilidade para os motoristas e donos de veículos do estado, é o aplicativo Detran Móvel, nele, você terá acesso a diversos serviços que são oferecidos pelo Detran DF, como:

  • Acompanhar os resultados de bancas examinadoras;
  • Conferir o endereço das clínicas credenciadas ao Detran DF
  • Conferir o endereço de postos de atendimento do Detran DF;
  • Consultar a situação do veículo;
  • Consultar os pontos da CNH.

O aplicativo está disponível para celulares com sistema Android e iOS para os usuários de iPhone!

O pagamento do IPVA é aceito em cota única – onde você receberá um desconto de 5% se feito até a data de vencimento, ou em até três parcelas. Não deixe de conferir o calendário de pagamentos! O valor do IPVA recolhido é investido em diferentes áreas, como: trânsito, educação, saúde e mobilidade.